quinta-feira, 19 de março de 2015

"Dormir com maquilhagem"

Olá olá, todas nós sabemos que não devemos dormir maquilhadas ou sem fazer uma limpeza à pele, mas sabemos mesmo o que isso nos causa?
quem nunca chegou tarde a casa e disse "E só hoje!"

Encontrei este artigo em que fala sobre o assunto e relata opiniões e casos conhecidos por especialistas.

Aqui alguns excerto do artigo:

"Questionámos Miguel Trincheiras, especialista em Dermocosmetologia, sobre os problemas que mais levam as mulheres às suas consultas — acne tardio, rosácea, secura cutânea, dermites (irritações ou alergias) e envelhecimento. E, embora a radiação solar seja a maior causadora dos danos da pele, todos estes problemas estão relacionados com a má higienização. “A pele é um órgão de relação — liga o exterior ao interior, daí que a sua barreira de proteção tenha de ser brutal. Para manter a sua capacidade de impermeabilidade ao meio externo, a pele tem de ter cuidados adequados para que a defesa seja eficaz e equilibrada”, diz o dermatologista. Sintetizando, todas nós temos sebo na pele. Este forma um manto hidrolipídico que impede a derme de perder água e desidratar. Mas este sebo também acumula impurezas e bactérias que temos de remover, todos os dias. Todos, independentemente do tipo de pele que temos.

Com maquilhagem ou sem maquilhagem?

Se ainda acha que a maquilhagem, por estar cosmeticamente preparada para ser aplicada na pele, não a vai danificar, está enganada. Álvaro Santos, bioquímico especialista em dermocosmética, explicou-nos que “os produtos maquilhantes não contêm propriedades nocivas para a pele, é verdade, e, hoje em dia, além do seu efeito cosmético decorativo, a maioria já contem ativos que a protegem dos agentes externos agressivos, como os raios solares, o ar seco, os fumos ou outros poluentes. Algumas bases têm mesmo qualidades hidratantes e nutritivas. Mas estas funções são apenas acessórias, não protegem a barreira da pele e não impedem totalmente as permutas com o meio exterior. Além disso, facilitam a aderência de poeiras e outras impurezas, daí a obrigação de que seja removida à noite — quando a atividade fisiológica é mais intensa — para permitir o contacto da pele com o ar”.
E se acha que, por não usar maquilhagem, não tem de fazer limpeza, também está enganada. A pele tem de ser limpa porque está exposta, e esta é a mensagem a reter. Se limpamos diariamente o corpo, que fica escondido debaixo das roupas, faz sentido não limpar o rosto?

Como fazer uma limpeza de pele exemplar

Primeiro, deve-se limpar o rosto com desmaquilhante, leite, gel de limpeza ou água micelar. Este é o passo que vai retirar todas as impurezas que se acumularam durante o dia. Quem se maquilha e usa máscaras e sombras de olhos, deve usar produtos específicos para esta zona mais fina porque são menos agressivos e evitam a necessidade de esfregar. Se não tiver desmaquilhante próprio para olhos, opte por água micelar porque a sua fórmula retira mais facilmente a maquilhagem.
Depois de limpar, e esta é uma dúvida de muitas mulheres, é obrigatório passar um tónico na pele ou, na sua ausência, passá-la por água. Cientificamente falando, a nossa pele tem um pH ácido, à volta do número 5, para evitar contaminações externas. Quando limpamos a pele, os produtos de limpeza, que têm pH neutro, deixam a pele com um pH mais elevado, à volta do número 7. E um 7, na pele, é mau. O que o tónico vai fazer é baixar o pH da pele novamente para o 5 — para ela continuar com uma barreira de proteção forte."

Pode consultar todo o artigo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário